Repensar o futuro das relações com " O OUTRO"

29-11-2024

Atividade 4

 A escolha de Artistas de Rua dentro da linha temática "O Outro" reflete a singularidade e relevância desse grupo como um exemplo poderoso de conexão humana e expressão cultural. Os artistas de rua representam a união entre a arte e o cotidiano, trazendo  uma relevância sobre questões sociais e culturais que muitas vezes passam despercebidas. Os artistas de rua frequentemente pertencem a comunidades excluídas. Eles simbolizam "O Outro" como indivíduos que criam, comunicam e resistem através de suas expressões artísticas. A presença deles nos espaços públicos convida os espectadores a repensarem  nas suas relações com a arte, a cidade e com o próprio artista. Esses artistas criam obras/ músicas acessíveis a todos, ultrapassando barreiras de classe. Nesse sentido, promovendo interações espontâneas que  permitem de reforçar o senso de comunidade. Ao documentar "artistas de rua", é possível capturar não apenas a beleza visual das suas obras, músicas, etc... mas também as suas histórias pessoais. Essa abordagem permite humanizar "O Outro", o artista de rua, trazendo visibilidade a histórias e a perspectivas únicas. Fotografar artistas de rua não é apenas um ato estético, mas também uma oportunidade de amplificar as suas vozes, assim, promovendo um diálogo mais inclusivo e sensível sobre o "Outro" na sociedade. Na minha opinião, este tema conecta-se diretamente ao potencial da arte como meio de inclusão, resistência e transformação.

Uma das referencias únicas sobre este tema para mim é o artista de rua BanKsy. É um dos artistas de rua mais influentes, conhecido por transformar o graffiti em uma forma de arte amplamente respeitada e socialmente impactante. O mesmo, redefine a arte de rua como uma plataforma de diálogo social e político. Uma das obras mais reconhecidas de Banksy, retrata uma menina segurando com a mão um balão em forma de coração. Interpretada como símbolo de esperança e perda. 

Outra referencia importante para mim é o projeto" Inside Out-The people's art project", criado por JR, um artista francês que mantém a sua identidade anônima.  Ele utiliza fotografias em grande escala de pessoas comuns, expondo-as em espaços públicos para destacar questões sociais, promovendo narrativas locais. https://www.insideoutproject.net/en/ 



© 2024 Blog da Diana. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora